domingo, 23 de agosto de 2009

Amei- Não gostei- Quero!




A Prefeitura do Rio teve uma sacada legal, que foi dar dois livros para os professores lerem nesse recesso. Tivemos, inclusive, que votar neles lá no Portal da Prefeitura e três foram escolhidos. Felicidade Clandestina - Clarice Lispector; O Menino do Pijama Listrado - John Boyne; A Soma dos Dias - Isabel Allende. O livro da Clarice era certo, tínhamos que escolher entre os outros dois estrangeiros. Peguei o do John Boyne.
Comecei pelo O Menino de Pijama Listrado, que no
comecinho parecia simples demais, bobinho, mas depois foi esquentando e acabei quase tão apaixonada pela história quanto fiquei pelo Diário de Anne Frank. O que depois eu entendi é que divinha-se friamente o que está por vir; sofre-se humanamente pelo que será impossível evitar. Tragédia anunciada.
Aí, toda feliz passei imediatamente para o Felicidade Clandestina e... Oh, decepção! Não havia ainda lido nada dela, apenas frases e pequenas biografias. Fiquei estupefada! Que nome feio, mas foi exatamente assim que fiquei diante dessa leitura. Várias histórias dentro do livro. Até aí tudo bem, até gosto, mas as histórias dela parecem quadros de Salvador Dali, coisa de doido mesmo. Olha esse trecho:

O ovo é uma coisa suspensa. Nunca pousa. Quando pousa, não foi ele que pousou, foi uma coisa embaixo do ovo... O Ovo e a Galinha- Felicidade Clandestina- Clarice Lispector.

Desculpe, não quero faltar aqui com o respeito e mexer com a idoneidade de uma pessoa morta, mas ela não parecia estar pura quando escreveu isso...
Ainda consegui gostar de umas três histórias, que faziam sentido, porém tristes, beirando o trágico. tentei abandonar a leitura, mas não conseguia, queria ver até onde ia a doidera dela ou a minha burrice em não compreêndê-la.
Tô detestando essa leitura, mas fiquei mais aliviada, quando cheguei num trecho mais adiante e li:

Sendo impossível entendê-lo, sei que se eu o entender, é porque estou errado. Entender é a prova do erro. (do mesmo tal ovo!).

Quero acabar logo com essa tortura chinesa e partir correndo pro livro da Isabel Allende ou então um dos meus desejados da minha Estante Virtual. Preciso me desintoxicar rapidinho...
À propósito dessa iniciativa da Prefeitura, é louvável e espero receber outros, ainda que para isso tenha que abrir o livro e deparar com a cartinha da sra secretária de educação Claudia Costin (aff!)

Bjssss

Mah

Um comentário:

  1. Mah, confesso que também me decepcionei ao ler dois livros da Clarice... Eu pensei que seria coisa da minha mente,mas pelo visto não sou só Eu quem teve a mesma impressão!
    Muito bacana a iniciativa da prefeitura do RJ.
    Vou anotar o nome dos outros livros para ler.
    Desejo uma ótima semana para você!
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir